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Data: 20/05/2020 | Horário: das 17:00h as 17:30h
Kauê Martins - Diretor Comercial - Arah | Tiago Schott – Orientador de Negócios – Sebrae

(Tiago) Diante do cenário de pandemia e de restrições quanto ao funcionamento, o pequeno empreendedor ou até mesmo empresas maiores estão tendo a necessidade de se ajustar e até mesmo se reinventar para se manterem vivas. Nesse momento, surgem inúmeras dúvidas e questionamentos do que fazer e como fazer?

As atitudes do empreendedor e as informações e ferramentas que ele utiliza podem ser determinantes quanto a permanência ou não da sua empresa no mercado. O objetivo desse bate papo é falar um pouco sobre esse assunto e passar informações e dicas relevantes que podem contribuir muito para você empresário, nesse momento.

Apresentação: Kauê Martins, empresário, natural de Friburgo, apaixonado por empreender. Sócio da ARAH, que faz gestão de impressões e materiais de escritório, há mais de 10 anos atuando no mercado.

Tiago, representando o Sebrae que atua junto a empresas que estão iniciando, empresas que já estão em fase mais avançada, sempre buscando através da missão, ajudar a contribuir para a manutenção de empresas e empregos.

(Tiago) Através da sua experiência dentro do mundo empresarial, qual seria a primeira atitude a ser tomada por um empreendedor buscando uma condução bem sucedida do seu negócio? Existe algum método ou forma de trabalho que podem ser aplicados em qualquer negócio?

(Kauê) Cada negócio é um negócio. Cada empresa tem suas características, não existe uma única forma certa de fazer as coisas darem certo. É muito importante ter o conhecimento do seu mercado, ter seu negócio em mãos. Entender seus números, montar estratégias para que as coisas aconteçam de uma melhor forma. No momento de pandemia, temos que conversar com nossos clientes, buscar alternativas para continuidade dos negócios. Nesse momento, cada um contribuir do jeito que pode. Momento de debate e construção de possibilidades.

(Tiago) O empreendedor precisa de quê nesse momento para conseguir avaliar a situação do seu negócio e reduzir os riscos das suas decisões?

(Kauê) Olhar seus indicadores, usar seu ERP em tempo real, saber seu tempo de estoque, inadimplência, qual provisionamento que temos de caixa, contas a pagar contas a receber. Evitar os “outros” custos.
2° Você conhece os seus números? Tem absolutamente todos os números nas mãos ajuda na melhor tomada de decisão?

(Tiago): Caso não tenha o ERP, ter uma boa planilha para ver o estado em que está. É como o médico que pede um exame, e mostra o estado em que a pessoa está, ter essas ferramentas e informações pra saber pra onde ir.

(Tiago) Nesse momento em que não sabemos como será o amanhã, um fator de grande relevância é o estoque da empresa, seja de matéria prima ou de produtos para revenda, já que a decisão de compra afeta diretamente o seu fluxo de caixa e pode causar muitas complicações para o negócio se mal gerido. O que pode ser feito para reduzir eventuais problemas nesse setor?

(Kauê) O estoque pode ser muito impactante, há estoques que depreciam. Estoque muito grande, se mal gerido, pode trazer prejuízos grandes, impactando muito nos custos. É importante saber qual o tempo de giro do seu estoque. Fazer melhores compras, negociar melhor. Realizar parcerias com os distribuidores. Engessar menos capital nos estoques, trabalhar com parcerias, comodatos.

(Tiago): hoje em dia a cadeia de distribuição é muito dinâmica, tem empresas que entregam no dia seguinte, hoje a oferta de produtos é mais disponível. Estoque pode desvalorizar, estoque pode ficar fora de “moda”, estoque de perecível pode estragar.

(Tiago) Uma outra área que é o coração da empresa, tem sido o calcanhar de Aquiles de muitos gestores nesse momento, já que as finanças tem a função de manter a empresa em operação, e nesse momento a gestão correta dos recursos torna-se ainda mais importante. O que o empreendedor precisa se atentar para conseguir manter o seu negócio “saudável” financeiramente?

(Kauê) O crédito no Brasil é muito caro, a consciência de que o crédito é caro, é muito importante. O crédito tem que ser para uso rápido, e não se cavar um grande buraco. A despesa de crédito não pode ficar muito cara, importante saber o custo de tomada de crédito. Utilizar o crédito para investimento, não para passivo. Tomar créditos de forma responsável.

(Tiago): Utilizar o crédito de forma eficiente, que seja para manter o necessário. Na hora de pegar um crédito é importante ter um planejamento financeiro para tomar um crédito na medida certa. Pegar pouco pode não ser suficiente, pegar demais, pode ocasionar um custo de um crédito muito grande, que poderá consumir todas as receitas e inviabilizar a operação. Muitas operações têm que apresentar uma garantia. O Sebrae possui o FAMPE, em que o Sebrae garante até 80% da operação, facilitando o crédito. É um convênio com a Caixa que pode ser solicitado pelo portal do Sebrae.

(Tiago) Por conta da pandemia, muitas restrições foram impostas quanto a mobilidade dos clientes que precisam permanecer em suas casas, o que gera para a as empresas uma maior preocupação quanto ao que fazer para ampliar a sua capacidade logística para conseguir entregar seus produtos e serviços, sem que seja necessário realizar grandes investimentos, e assim continuar funcionando? Pensando nisso, o que o empreendedor pode fazer?

(Kauê) As tecnologias vieram para somar, o Uber é uma grande ferramenta. O cliente quer que a mercadoria chegue rápido. Há um tempo atrás, tínhamos uma frota com 6 carros, hoje reduzimos a 1 carro, e usamos o uber, baixando muito nosso custo fixo e operacional com os veículos.

(Tiago): o custo fixo para manter veículos é muito alto, ao utilizar esses serviços, em que há sazonalidade na demanda, com os 6 carros, às vezes não dava conta em momentos de alta demanda... e outras vezes, quando há pouca demanda, o carro ficava parado sem uso. Utilizando Uber ou outros meios, o gasto com combustível é menor, não precisa se preocupar com multas, gestão do carro.

(Tiago) Para concluirmos, quais dicas você daria para aquele empreendedor que neste momento está buscando todos os meios e alternativas para enxugar ao máximo seus custos e encontrar estratégias e formas de manter o seu negócio ativo nesse momento?

(Kauê) Qual é o seu negócio mesmo? Foque no seu negócio e terceirize absolutamente tudo o que não for o seu foco ( T.I, carros, logística,. Comercial, Marketing...) O importante agora é se adaptar, a empresa tem que caber em um terço agora. Temos que diminuir o tamanho, e a medida que o mercado melhorar, ir retomando as atividades. Diminuir seu estoque, conversar com os clientes, ser muito seguro com nossos parceiros. Se o momento é de instabilidade, manter a calma, pensar que isso vai passar. Já passamos por várias crises no Brasil, 2011 teve a tragédia em Nova Friburgo, vieram anos mais desafiadores. O empreendedor faz passar, tem que manter a calma, não cortar qualquer coisa, saber o que escolher cortar. Cortar o que é apenas desnecessário, aguardar a confiança voltar e retomar o mercado, e voltar à normalidade.

(Tiago) Considerações finais e fechamento

(Kauê) Arah: Empresa que ajuda escolas, contabilidades, indústrias a melhorar os processos de impressão, realizando locação de impressoras e outros serviços. Auxiliar cada negócio com suas necessidades. Estamos entrando no mercado de terceirização de TI no momento para aumentar nosso portfólio. Confiram em nosso site: www.arah.com.br . Contato: (22-5226-4003)

(Tiago) Sebrae: Orientação e consultoria online Informações e conteúdo - Canais digitais: Portais e redes sociais Capacitações Portal de Educação a distância – EAD SEBRAE

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