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Live Instagram - Wx3

Live Instagram Espaço ARP - JUNTOS SOMOS BUSINESS
Data: 13/05/2020 | Horário: das 17:00h às 18:00h
Eduardo Werner – Wx3 / Tiago Schott - Sebrae

Foi abordado na live, o tema de como estar conectado aos meios digitais, e como o e-commerce se insere nesse cenário de pandemia que estamos vivendo. A live teve como objetivo trazer informações a respeito desses temas, para auxiliar empresas na inserção nesse mundo cada mês mais digital. Desde 2006, Eduardo (WX3) atua no mercado de e-commerce, ano em que já se falava sobre como seria o futuro dessa tecnologia. O setor veio crescendo ao longo dos anos, e agora em 2020, em que muitas empresas tiveram que parar de vender porta aberta, está havendo uma enxurrada de empresas tentando ir pro e-commerce. Diante disso surgem muitas perguntas:

Vender pelo whatsapp e instagram é e-commerce ?
Sim, Qualquer venda feita através de meio digital, é considerado e-commerce. As empresas podem utilizar o instagram e whatsapp para se inserir no e-commerce, o que vai mudar muito, é a escala que a empresa pretende alcançar. O atendimento via instagram e whatsapp assemelha-se mais a um atendimento “pessoal”, em que é feito de pessoa para pessoa.  Um dos benefícios de ter uma boa plataforma de e-commerce, é a escala. Vendendo-se por instagram e whatsapp,  não há ganho de escala, já que cada atendimento é único e personalizado. É como se continuasse a loja física, só que levada pro digital. No e-commerce, a loja continua vendendo 24H, mesmo sem ter alguém ali o tempo todo operando. Dentro de operações maiores, essas ferramentas também são utilizadas, porém dentro de uma estrutura de vendas, um funil de compras. As redes sociais atuam no topo do funil, na parte da descoberta, e após isso, o cliente é direcionado para um ambiente controlado (o e-commerce), onde pode-se captar o LEAD, trackear a visita e após isso imprimir remarketing. Se for avaliar a taxa de conversão média, que gira em torno de 1 a 2% a cada 100 contados, sem esse controle, perde-se o contato do cliente, é como se na loja física a pessoa que entra na loja e o vendedor não pega nenhuma informação dela.

Quais os primeiros passos para quem deseja começar a vender através de um e-commerce??
Pode começar utilizando um Marketplace. Muitas vezes a pessoa fica perdida sobre como irá começar, como o dinheiro vai chegar na conta dela. A WX3 vai refazer o site Boa da Serra, no formato de Marketplace, na qual, os produtos e serviços serão cadastrados lá, sendo oferecida essa estrutura. Muitas vezes a pessoa compra da lojas Americanas, não lembrando quem vendeu de fato, lembra-se apenas da Americanas. Se seu objetivo é construir uma marca, aí você tem que ter seu próprio e-commerce. O Marketplace é um facilitador para o acesso de empresas à venda on-line. Porque muitas lojas não vão pra frente no e-commerce ? Porque muitas vezes, negligenciam o tráfego, o acesso. No mundo físico, uma das maiores preocupações é o ponto, onde você vai montar, qual rua, escolhem o local porque é um centro comercial. Quando o lojista monta um e-commerce acha que subir a loja é o mais importante, mas não é. O mais importante é fazer o cliente chegar no seu e-commerce. Na internet, você vai até o cliente, você imprime anúncios e eles vão até a sua loja. Grande parte do investimento é em cima de anúncios no google, instagram, facebook. Sem pessoas, sem tráfego, não há venda.

Como monitorar o sucesso e resultado de um e-commerce?
Existem KPIS para isso.  Exemplo: quantas pessoas acessaram sua loja? Quantas pessoas você trouxe através de anúncio? Qual a sua taxa de conversão? Qual o ticket médio de compra?

Como ter uma boa taxa de conversão?
Ter uma boa plataforma, estoque, e um bom mix de produtos.

Como funciona o estoque no e-commerce?
Sobre estoque, é totalmente diferente da loja física. Na loja física, valoriza-se a variedade, compra-se poucos itens de cada produto. Na internet, precisa de mais profundidade de estoque e menor variedade. As pessoas chegam a sua loja através do anúncio, então a empresa tem que ter disponibilidade para atender a demanda.

Qual a diferença entre investir em redes sociais ou em anúncios de google?
As redes sociais causam uma interrupção, você não entra ali para comprar, você por acaso se depara com o produto, e se fizer sentido, você se interessará. Comparando com o mundo físico, é como se imprimisse um panfleto e desse pras pessoas na rua. No google, o cliente é pró-ativo, ele busca o que quer. O google é como se fosse o centro de turismo, as pessoas vão ao google buscar tudo, ele é passivo, ele recebe a demanda do cliente e entrega o resultado. Quem vende bolo, por exemplo, é bom estar nas redes sociais, pois são grandes geradores de desejos. Estar nos dois lugares é essencial. Quando um cliente clica em um anúncio, ele vai pra onde? O segredo está, quando ele entrar no seu site, o que você vai fazer com isso... É importante mostrar bem seus produtos, e captar dados dos clientes.

Como as pessoas podem escolher a melhor plataforma, qual seria a plataforma ideal? Isso depende do segmento de atuação da empresa ou se ela vende para outra empresa ou direto pro consumidor?
Plataforma ideal é uma utopia, isso não existe. O sucesso vem do conjunto. Tanto que na WX3, nós não comercializamos apenas a plataforma. Acreditamos que o sucesso vem de um trabalho integrado, o E-Commerce 4.0.
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